23 abril 2016

Compotas vs. Fiambre

Compotas vs. Fiambre

Quando fui às compras ao mercado biológico
comprei estas duas compotas, que são 100% fruta, os únicos açúcares presentes são os das frutas.
Gradualmente tenho vindo a mudar os hábitos alimentares em casa. Acho que não é algo que se mude do dia para a noite. Comecei com a fruta e legumes biológicos, passei ao arroz e massa integrais e biológicos, e agora estou a "conhecer" as compotas.
Por norma o pequeno almoço é sempre pão com manteiga e fiambre de peru, acompanhado com um chá de erva cidreira. Estamos em época de mudanças do pequeno almoço...
Numa das consultas com o pediatra estávamos a falar sobre a alimentação e ele disse que o pequenote já podia comer de tudo. Uma das coisas que se falou foi sobre o fiambre, ao que o pediatra disse que ele podia comer fiambre, mas que o fiambre não era assim uma coisa muito boa.
O pequenote não come fiambre, mas comemos nós. Então, decidi aprofundar o assunto...
Foi provado que comer carne processada (o que inclui o fiambre, bacon, presunto, salsichas), aumenta o risco de cancro nos intestinos, consumir diariamente 50 gramas de carne processada aumenta o risco em 18%, é recomendado apenas um consumo esporádico.
As carnes processadas também têm várias substâncias que lhes são adicionadas, nomeadamente nitratos, que são tipo agentes anti-bacterianos. Os nitratos das carnes processadas quando entram em reacção com o ácido do estômago, podem gerar substâncias cancerígenas.
As carnes processadas mais "seguras" são o bacon tradicional e o presunto.
Resumindo, a partir de agora, acabou-se o fiambre cá em casa :)
O pequeno almoço será pãozinho com compotas!

Sem comentários:

Enviar um comentário